Quando te perguntam “quem é o nadador mais rápido que você conhece?”, você provavelmente pensa no americano Michael Phelps, no australiano Ian Thorpe, ou até mesmo no medalhista olímpico brasileiro Cesar Cielo, não é mesmo? Pois é. Mas nenhum deles é páreo para o Agulhão-Vela, mais popularmente conhecido como Peixe Espada. Devido a extremidade aguda do seu focinho, que é capaz de ir cortando a pressão da água e aumentar a sua velocidade enquanto ele se locomove, esse peixe dos oceanos tropicais é capaz de chegar a até 110km/hora. Para se ter uma ideia, enquanto o Cesar Cielo, recordista da categoria e detentor do recorde mundial, conseguiu terminar a prova dos 100 metros livres em 46,91 segundos, atingindo uma velocidade máxima de aproximadamente 7,66 km/hora , o Peixe Espada seria capaz de realizar a prova com a barbatana nas costas em meros 3,27 segundos – 14 vezes mais rápido que o nadador brasileiro. Ou seja, se César Cielo decidisse fazer um miojo, o peixe completaria a prova quase 28 vezes enquanto isso! Mas ainda há esperança para os humanos. Utilizando a tecnologia e os recursos naturais, os esportes aquáticos estão se tornando cada vez mais velozes e radicais. Nessa lista rápida, fique por dentro das categorias campeãs desse quesito.

Caiaqui

caiaqui

O que antigamente era um veículo de pesca para esquimós na Groelândia - “Barco de Caçador” na língua local - hoje se tornou uma das embarcações desportivas de maior sucesso no mundo todo. Se popularizou nos anos 70, quando a televisão começou a transmitir competições de esportes radicais. É dividido em diversas modalidades, como slalom, adaptada, descida, maratona, oceânica, onda, pólo, rafting, rodeio e, é claro, velocidade.

Em 2009, o brasileiro Pedro Oliva bateu o recorde mundial de queda livre em Caiaque, na Cachoeira de Santo Belo, estado de Mato Grosso. Pedro levou 2,9 segundos para completar o salto de 39 metros, superando o Peixe Espada e chegando aos 113 km/hora.

Iatismo

Iatismo

Um esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão a vela, onde se apega somente a força do vento como meio de deslocamento. Pode parecer um pouco arcaico e primitivo, mas a realidade é outra. Com ajustes tecnológicos e muito treino, os velejadores estão cada vez mais velozes. As principais competições de vela são a regata e a corrida. Mas essas modalidades são divididas por diversos tipos de embarcações e separadas por categorias conhecidas como classes, podendo ter um ou mais tripulantes. O Brasil é o berço de alguns atletas de maior sucesso no esporte, como Robert Schiedt e os irmãos Grael. Mas o atleta mais rápido até hoje foi o australiano Paul Larsen, que em novembro de 2012, na Namíbia, chegou a marca de 117 km/hora.

Jetski

Competição de jetski

O terror das mães preocupadas na praia e o sonho de consumo dos adolescentes. O Jetski é considerado também um dos esportes aquáticos mais velozes do mundo. As provas oficiais são divididas em três modalidades: circuito fechado, slalon e endurance. O Primeiro Jetski foi criado pela Kawasaki, eram chamadas de motos-aquáticas , foi um grande sucesso e continua sendo desde o seu lançamento, e a partir de então todos os veículos da categoria ficaram conhecidos pelo mesmo nome do produto da marca japonesa. O detentor do recorde mundial de velocidade no jetski é o americano Joseph Mastrapa, que em novembro de 2012, em Miami atingiu a velocidade de 163.67km/hora.

Esqui Aquático

esqui aquatico

Uma lancha puxando uma pessoa por uma corda cujo tamanho-padrão e de 18,25 metros. O que pode parecer coisa de cinema é na verdade um esporte muito popular. Surgiu em 1927, na região dos Alpes Franceses, durante uma brincadeira de esquiadores. Hoje o esporte tem adeptos por todo mundo e é dividido em três modalidades: Slalom, Rampa e Truques. Em 2009, em Acapulco, no México, o mexicano Fernando Reina Iglesias, sendo puxado por um helicóptero, estabeleceu um novo recorde mundial para esqui aquático descalço: 246,2 Km/hora. Conhece algum outro esporte que também deixaria o Peixe Espada comendo poeira, ou melhor, engolindo espuma? Conta pra gente nos comentários abaixo!