O Brasil é um país com dimensões continentais e seu litoral acompanha essa grandiosidade.
De norte a sul do país, as nossas cidades litorâneas são premiadas com praias paradisíacas, que definitivamente estão entre as mais belas do planeta.
Seja pelas águas claras e quentes, pela perfeita harmonia com a arquitetura local ou pelo bom formato das ondas, várias são imprescindíveis para aqueles que amam a natureza.
Algumas são mundialmente conhecidas enquanto outras se mostram verdadeiros mistérios escondidos prontos para serem revelados a quem quer de direito. O fato importante aqui é: não deixe de conhecê-las. Nosso país é riquíssimo em lugares fantásticos e morar aqui é um verdadeiro privilégio. Para auxiliá-lo nessa busca, vamos mostrar algumas das mais encantadoras enseadas que cruzam nosso litoral e mostrar os motivos que as levam a estar nesse patamar tão elevado de beleza.

Praia do Forno – Arraial do Cabo – RJ

Um pequeno paraíso escondido entre pedras, seu acesso só é possível pelo mar ou por uma pequena trilha sem maiores dificuldades.
Mas o visual da chegada compensa qualquer esforço: é lindo! Com águas claríssimas e calmas como uma lagoa,
a Praia do Forno é o destino ideal para quem quer relaxar ou mergulhar com snorkel, próximo às pedras.
Alguns poucos quiosques se encontram na pequena faixa de areia, mas o local é muito preservado e agradável. Ideal para desestressar.


Praia de Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara – Ceará

Praia de Jericoacoara Ceara

Constantemente figurada entre as listas de praias mais belas do mundo - e não é à toa! -, seu visual é absolutamente estonteante.
Com uma extensa faixa de areia e dunas nas laterais, sua enseada é ideal para praticar esportes como windsurfe ou body board.
O por do sol é apreciado e aplaudido diariamente pelo enorme contingente de turistas, muitos dos quais europeus, que aportam no local toda semana.
A cidade em si é também encantadora, com ruas de areia, construções aconchegantes e boas refeições a base de frutos do mar.


Praia de Ipanema – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Praia de Ipanema-RJ

Como listar praias brasileiras sem falar da mais famosa delas? A praia de Ipanema não tem sua fama internacional à toa. Apesar das construções humanas em volta,
ela permanece como um belíssimo cartão postal carioca. Suas águas apresentam boas condições de banho e são ideais para prática do surfe.
Além disso, quiosques no calçadão oferecem cerveja e água de coco gelados, bem como quitutes à beira-mar.
É um ponto indispensável para quem aprecia boas viagens.


Praia do Porto da Barra – Salvador – Bahia

Praia do Porto da Barra- Bahia

Com o farol da Barra em sua lateral, essa praia é famosa por suas águas calmas e com temperaturas agradáveis, própria para o banho de mar.
Além disso, na areia pode-se ver um incrível pôr do sol sobre o mar, próximo ao monumento, em formato de cruz, sobre o exato ponto de desembarque de Tomé de Souza,
primeiro governador-geral do Brasil.

Prepare o protetor Solar!

Ficou curioso para conhecer essas lindas praias? Pois não perca mais tempo: prepare seu protetor solar, seus trajes de banho e caia na estrada.
Não há nada mais reconfortante e gostoso do que um bom banho de água salgada sob o sol brasileiro.
Aproveite suas férias ou algum feriado prolongado e programe-se: não é qualquer povo do mundo que tem o privilégio de ter verdadeiros paraísos em seu país!
Você já conhece essas maravilhosas praias nacionais? Costuma frequentá-las com seu jet-ski ou lancha? Sabe de outros pontos paradisíacos do nosso litoral?
Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!